Nossa História

Quando 1 + 1 é igual a 3 by Alexandre Seloti

Desta vez não é pra falar de ninguém que fotografamos. É pra falar de nós dois. Já tem um tempinho que estamos nos segurando pra dar uma notícia à vocês. Os últimos meses tem sido de várias descobertas e novas emoções. Não muito diferente de toda a nossa vida. Porém, das emoções mais recentes e talvez a mais importante até agora, estamos lidando com a ansiedade, a alegria, o medo e a esperança de aumentarmos a família nos próximos dias. Isso mesmo. Estamos grávidos!

A notícia nos pegou de surpresa. Mas uma daquelas boas surpresas que tiram nosso chão enquanto colocam um sorriso em nosso rosto. Entendeu? Não? Imagina o brinquedo com a maior fila em um grande parque de diversões. É como estar nesse brinquedo, só que não. Porque acontece do lado de dentro da gente, e não do lado de fora.

Queríamos muito compartilhar isso com vocês. Entendemos que essa é a mais uma fase marcante em nossas vidas, e que esta fase deve moldar e mudar completamente o curso dessas vidas. Assim como foi o dia do nosso casamento.

E por falar em casamento, em nosso convite havia um trecho de um poema do Pablo Neruda que expressava muito de nossos sentimentos. Vamos deixar aqui mais um do Neruda que expressa um pouco dessas emoções que temos vivido.

Tu eras também uma pequena folha que tremia no meu peito. O vento da vida pôs-te ali. A princípio não te vi: não soube que ias comigo, até que as tuas raízes atravessaram o meu peito, se uniram aos fios do meu sangue, falaram pela minha boca, floresceram comigo.

Pablo Neruda

Estamos muito felizes!

Destaque! by Alexandre Seloti

Os últimos dias tem sido especiais para nós. Batemos o nosso recorde de acessos no site no mês de setembro. E não é só isso. Algumas de nossas imagens foram divulgadas em locais muito especiais da web. O site Ultimato Jovem usou uma de nossas imagens feitas no Borel na sua newsletter. Os sites de noivas Casando em BH e Planejamendo Meu Casamento postaram algumas fotos do casamento da Bruna e do Alexandre, o #BrunaDigaSim. Já o site Casando sem Grana destacou o photobooth do #BrunaDigaSim.

Mas não acabou por aí. Junto com a Giovanna Borgh e a Ester Carolina, tivemos a oportunidade de palestrar para mais de 40 jovens no evento Usina 21 que aconteceu no último dia 24 de setembro. O tema da nossa palestra foi "Fotografia e Vídeo – artes como ferramentas de intervenção e critica social", assunto que nós temos interesse em nos aprofundar ainda mais. O evento foi uma excelente oportunidade de expormos nossas idéias a respeito da fotografia e nosso papel no mundo, além de conhecermos muita gente bacana. :)

Morro do Borel @ Rio de Janeiro by Alexandre Seloti

Em uma conversa casual é que surgiu o convite do Fabricio Cunha para embarcamos para o Rio de Janeiro e passarmos uma semana no Morro do Borel. A idéia era acompanhar a semana do pessoal da IBAB Jovem, nas diversas ações que aconteceriam na comunidade, junto com o pessoal da JOCUM Borel. Na hora o coração bateu mais forte. Conviver de perto com uma realidade que difere e muito da nossa é sempre um desafio, mas a alegria de fazer parte de algo, não apenas novo, mas também nobre em sua essência, nos deixa animados. Quando percebemos que somos parte de algo maior que a nossa rotina, nossos trabalhos e nossas redes sociais, que somos parte de um organismo vivo que reage a cada pequeno estímulo nosso, a vida faz um pouco mais de sentido. Não apenas a nossa vida, mas a de muita gente.

Na comunidade do Borel, entre as várias ações promovidas naquela semana, foram feitas ações que envolviam beleza para as mulheres, aulas de auto-maquiagem, educação cívica para crianças, orientação e aconselhamento para jovens e adolescentes, revitalização da comunidade, graffiti (com o amigo Marcelo Eco) e, no último dia, uma passeata para conscientizar a comunidade a respeito do uso consciente da água e da necessidade de cuidar corretamente do lixo.

A experiência foi marcante para nós. Além dos muitos amigos que fizemos por lá, ficarão marcadas as lições de vida que aprendemos com os moradores do Borel. O passeio que fizemos com o "Pedro do Borel" pelas estreitas ruas da comunidade enquanto ele narrava um pouco dos seus 17 anos dedicados com muito amor àquela comunidade certamente vai ficar na lembrança por um bom tempo.

Enquanto editava essas imagens minha preocupação era a de que as cores não maquiassem a realidade, porém não tem como esconder a alegria das cores que a comunidade do Borel tem. Faz parte do dia-a-dia deles. Minha solução foi ressaltar o granulado das imagens, pra valorizar o esforço da cor em continuar lá.

Sugiro ouvir "Amor que nos faz um" do Palavrantiga enquanto curte as imagens.

"Nunca desvie de alguém que merece ajuda; sua mão é como a mão de Deus para esta pessoa." Provérbios 3:27 (traduzido da versão The Message)